01/10/2021
Outubro Rosa                                               

Já tradicional em todo o país, o 'Outubro Rosa' vem para alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Na Grande Vitória, as prefeituras preparam uma programação especial para o atendimento, com exames gratuitos e palestras.

Em Vitória, as unidades de saúde prepararam informativos alertando sobre a importância do rastreamento precoce do câncer de mama e do colo de útero e estão ampliando a oferta de preventivos e mamografias em 40%, com 2.500 vagas para fazer preventivos e 1.300 para mamografias, durante todo o mês de outubro.

 

Para terem acesso aos exames, as mulheres devem passar por uma consulta com o médico ou enfermeiro de sua unidade de saúde de referência.

As unidades de Santo André, Bonfim, Jabour e Ilha das Caieiras funcionarão especialmente em sábados alternados, no mês de outubro, para atender às pacientes. Já as unidades de Jardim Camburi e Ilha do Príncipe estão se organizando para atender esse público em horário estendido, com a realização de preventivos e solicitações de mamografia.

Além disso, a capital conta com um ambulatório de mastologia, que funciona no Centro Municipal de Especialidades (CME), e conta com profissionais efetivos e também da Universidade de Vila Velha (UVV). Assim, o município passa a ofertar, de forma complementar ao Estado, 60 consultas, por mês, em mastologia.

Para ter acesso à especialidade, os pacientes são encaminhados a partir da avaliação dos profissionais das unidades de saúde e então são agendados para o atendimento.

Abertura do mês em Vila Velha acontece no Convento

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, preparou várias atividades, que serão ofertadas durante todo o mês, em alusão ao movimento Outubro Rosa.

No próximo sábado (2), a partir das 9h, será realizada a abertura oficial das atividades alusivas ao Outubro Rosa. O evento acontece em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), no Campinho do Convento da Penha.Na ocasião, serão ofertados Solicitação de Mamografia para mulheres de 50 a 69 anos; orientações sobre a prevenção do câncer de mama; verificação de PA e Glicemia; avaliação Nutricional; e entrega da caderneta do Idoso e Tabagismo.

Através de consultas realizadas nas unidades de Saúde, a rede municipal de Atenção Primária e Secundária irá ofertar quase 2 mil exames de mamografia e 2 mil exames de preventivo. O pedido será feito nos atendimentos, nos quais os profissionais detectam alguma alteração durante o exame físico.

Haverá também programações intersetoriais, onde serão ofertadas palestras sobre alimentação saudável, acompanhamento e pesagem do bolsa família, ações de controle do tabagismo, atividades físicas, preventivos e outros.

Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?

Em Cariacica, a agenda está aberta para atendimento exclusivo para mulheres, requisição de exames de mamografia, coleta de preventivos e palestras de orientação.

Esses são apenas alguns dos serviços que serão oferecidos dentro da programação que a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) preparou para marcar a campanha Outubro Rosa. O tema nacional é “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”. 

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão oferecidos muitos serviços, exames, palestras e solicitação de procedimentos. Na UBS de Itaquari, por exemplo, já está aberta uma agenda com atendimento exclusivo para as mulheres. Estão reservadas 150 consultas de atendimento clínico só para as mulheres e 120 consultas com os enfermeiros da unidade para coletar exame preventivo.

Em outras UBS, como em Rio Marinho e Sotelândia, haverá oferta de requisição de mamografia, coleta de preventivo e teste rápido para HIV e sífilis. Além disso, serão feitas aferição de pressão arterial, medição de glicose e requisição de exames de rotina.